Japão

TOKYO: Estado de emergência durante as Olimpíadas

O governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga decidiu nesta quinta-feira (8) colocar Tokyo sob um novo estado de emergência durante as Olimpíadas, em um esforço para conter o recente surto de infecções.

A medida, que entrará em vigor a partir desta segunda (12) até 22 de agosto, poderá garantir a realização dos Jogos Olímpicos sem torcedores da capital, desferindo mais um golpe a um evento que foi adiado por um ano devido à pandemia.
“Devemos tomar medidas mais firmes para prevenir outro surto nacional, também considerando o impacto das variantes do coronavírus”, disse Suga após finalizar a decisão de declarar estado de emergência em Tokyo e estender o já existente em Okinawa em uma reunião da força-tarefa durante a tarde.

Um quase estado de emergência, que traz menos restrições às atividades comerciais e visa áreas de alto risco, será estendido até 22 de agosto nas províncias de Chiba, Saitama, Kanagawa e Osaka.

A medida está em vigor em cinco outras províncias, Hokkaido, Aichi, Kyoto, Hyogo e Fukuoka. A medida termina no próximo, conforme programado.

Será o quarto estado de emergência decretado em Tokyo desde o início da pandemia no início do ano passado.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que se a situação melhorar à medida que mais pessoas forem vacinadas e a pressão sobre o sistema médico diminuir, o governo vai considerar encerrar o estado de emergência mais cedo.

Na quarta-feira, o governo metropolitano de Tokyo relatou 920 novos casos de coronavírus, o maior desde meados de maio, no pico da quarta onda do Japão e superando o número de uma semana antes pelo 18º dia consecutivo.

Fonte: Kyodo   |   Foto:

To Top