Japão

Tokyo registra 2.848 casos diários de COVID-19

Tóquio relatou um recorde de 2.848 infecções diárias por coronavírus nesta terça-feira (27), dias após o início das Olimpíadas na capital, quando especialistas em saúde alertaram que o pior ainda está por vir.

O número ultrapassou o recorde anterior de 2.520 casos registrados em 7 de janeiro, com a cidade-sede do maior evento esportivo do mundo em estado de emergência após um aumento nas infecções.

A contagem nacional de infecções diárias subiu para 7.629, o maior desde 9 de janeiro impulsionado pela variante Delta mais contagiosa do vírus e se aproximando de seu ponto mais alto de cerca de 8.000. Os número de novos casos de Covid-19 também aumentaram rapidamente nas prefeituras vizinhas de Tokyo, como Kanagawa e Chiba.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga pediu ao público que evite sair de casa sempre que possível e assista às Olimpíadas de Tokyo na TV, enquanto nega que cancelar os jogos que começaram na sexta-feira no meio seja uma opção.

“Mais pessoas na faixa dos 40 e 50 anos estão sendo hospitalizadas, e a cepa Delta está se espalhando rapidamente”, disse Suga à imprensa após se reunir com integrantes do governo, incluindo o ministro da saúde Norihisa Tamura e Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta do Covid-19.

Especialistas em doenças infecciosas alertaram que a variante Delta do vírus detectada pela primeira vez na Índia pode causar um aumento acentuado nas infecções que atingirão o pico por volta do dia 3 de agosto, cinco dias antes do final das Olimpíadas.

No ritmo atual, os casos de coronavírus vão subir para entre 3.000 e 3.500 por dia, disse Satoshi Hori, professor de controle de doenças infecciosas da Universidade Juntendo.

Dos 2.848 casos com resultado positivo, 951 pessoas está na casa dos 20 anos e 610 na casa dos 30 anos.

Ainda assim, as infecções confirmadas diretamente relacionadas às Olimpíadas permanecem relativamente baixas, com o comitê organizador japonês relatando na terça-feira mais sete testes positivos, incluindo dois atletas, elevando o total para 155.

 

 

Fonte: Kyodo
To Top