covid-19

TOKYO, OSAKA, KYOTO E HYOGO: Estado de emergência

O governo japonês vai determinar que as prefeituras de Tokyo, Osaka, Kyoto e Hyogo entrem em estado de emergência de domingo (25) até o dia 11 de maio. É mais uma tentativa de conter o surto de infecções por Covid-19, informou um representante do governo.

Restrições mais severas, como o fechamento de lojas de departamentos e shoppings, devem ser aplicadas durante os feriados de Golden Week.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deve finalizar a decisão em uma reunião da força-tarefa nesta sexta-feira (23), conforme o ressurgimento de infecções vem pressionando o sistema médico e faltando apenas três meses para o início das Olimpíadas de Tokyo.

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, pediu ao governo que não perca tempo, dizendo que a medida deve começar neste fim de semana. Osaka, o atual epicentro dos casos de coronavírus no país, relatou um recorde de 1.242 novas infecções nesta quarta-feira.

Na quinta-feira, Osaka registrou 1.167 casos adicionais, colocando uma séria pressão no sistema médico da prefeitura em meio a um aumento na taxa de ocupação de leitos hospitalares para pessoas em estado grave.

Yoshimura disse que vai determinar aos restaurantes e bares que parem de servir bebidas alcoólicas e fechem nos fins de semana, um passo além de seu pedido atual para que os restaurantes fechem às 20h

Tokyo, que relatou 861 novos casos na quinta-feira, e Osaka planejam solicitar o fechamento temporário de grandes instalações comerciais, como lojas de departamentos, shopping centers e parques de diversões.

Os números diários de infecção de Tokyo estão voltando aos níveis vistos no final de janeiro, quando o segundo estado de emergência estava em vigor.

O total diário nacional chegou a 5.000 na quarta-feira, pela primeira vez em três meses.

 

Fonte: Kyodo
To Top