Japão

Terremoto Noto: mais de 300 desaparecidos

09/01/2024

O número de mortos no terremoto que abalou a Península de Noto no centro do Japão aumentou para 168 nesta segunda-feira (8), com mais de 300 desaparecidos, informaram as autoridades, enquanto a neve e a chuva dificultam as operações de resgate e os esforços para realocar os sobreviventes para hotéis em meio a temores de Covid -19 espalhando-se em centros de evacuação.

De acordo com informações do governo da província de Ishikawa, o número de pessoas não localizadas aumentou para 323, sendo 281 apenas na cidade de Wajima. Nesta localidade, onde um grande mercado foi consumido pelas chamas, acredita-se que muitas pessoas ainda estejam presas sob os escombros. Diante dessa situação crítica, uma operação de busca em grande escala será realizada hoje (9), informou a prefeitura.

A neve vem se acumulando em muitas partes de Ishikawa desde domingo, afetando os esforços de resgate e socorro de quase 29 mil pessoas evacuadas. Suzu registrou 13 centímetros de neve, Nanao 12 centímetros e Wajima 9 centímetros até as 8h de segunda-feira, conforme relatório da Agência Meteorológica do Japão (JMA). Além disso, as cidades enfrentaram temperaturas mínimas abaixo de zero.

O governo da província relatou que aproximadamente 2.300 pessoas permanecem isoladas, principalmente em Wajima e Suzu, devido a estradas bloqueadas. Essa situação intensifica os desafios logísticos, comprometendo a entrega de ajuda às comunidades mais afetadas.

 

Fonte/Imagem: Kyodo
To Top