Japão

TERREMOTO: Feridos e 950.000 casas sem energia

Um terremoto com magnitude preliminar de 7,1 atingiu o nordeste do Japão na noite deste sábado (13), disseram as autoridades, acrescentando que não há ameaças de tsunami ou anormalidades até agora nas usinas nucleares da região.

O forte terremoto ocorreu às 23h08 com foco a cerca de 60 quilômetros abaixo da superfície da costa da província de Fukushima, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. O tremor também foi sentido em Tokyo.

O terremoto registrou 6+  na escala de intensidade sísmica do Japão que vai até 7 pontos.

Há relatos de pelo menos 20 pessoas feridas nas prefeituras de Miyagi e Fukushima, de acordo com as autoridades locais.

Após o último terremoto, o governo japonês criou uma força-tarefa no gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga, entrou no escritório por volta das 23h28.

O porta-voz do governo Katsunobu Kato, disse em entrevista que até as 23h30 o blecaute havia afetado 860.000 residências na área coberta pela Tokyo Electric Power Company Holdings Inc. e 90.000 residências sob a Tohoku Electric Power Co.

Suga instruiu os oficiais a examinar rapidamente os danos do terremoto, conduzir esforços de resgate quando necessário e transmitir informações ao público em tempo hábil.

O tremor horizontal durou alguns minutos.

“O choque inicial foi mais forte do que o Grande Terremoto do Leste do Japão (em 2011)”, disse Tomoko Kobayashi, 68, que trabalha em uma pousada. 

Nenhuma anormalidade foi encontrada nas usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Daini, de acordo com a Tokyo Electric Power.

É a mesma situação para a usina nuclear inativa Tokai No. 2 da Japan Atomic Power Co. na vila de Tokai na província de Ibaraki e para a usina nuclear Onagawa da Tohoku Electric Power Co. na província de Miyagi, de acordo com seus operadores.

 

 

Fonte: Kyodo
To Top