Dicas no Japão

Terremoto! E agora?

Acompanhe noticiário e participe de treinamentos

Os terremotos no Japão são um fenômeno comum, pois o país está localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região  que se estende ao longo do Oceano Pacífico, desde a costa da América do Sul até a Nova Zelândia.

Ao longo dos anos, foram vários terremotos devastadores, como o terremoto de Kanto em 1923, que causou a morte de mais de 140.000 pessoas, e o terremoto e tsunami de Tohoku em 2011, que causou danos significativos e perda de vidas humanas.

Para o governo japonês , os terremotos continuam a ser uma preocupação constante e a população é sempre lembrada da importância da preparação.

O que fazer

Mantenha a calma e tente encontrar um lugar seguro: Se estiver dentro de casa, procure se proteger embaixo de uma mesa resistente ou contra uma parede. Evite ficar perto de janelas ou objetos que possam cair. Se estiver fora, procure um lugar aberto e longe de edifícios ou postes.Fique atento às notícias: Ouça o rádio ou verifique a televisão para obter informações atualizadas sobre o terremoto e quaisquer possíveis tsunamis ou outros perigos.

Treinamento: Prefeituras ou outros órgãos públicos fazem treinamento sobre como agir numa situação de desastre natural. Estrangeiros também podem participar.

Mantenha a calma e evite pânico: Em caso de tsunami, procure abrigos em lugares altos.

Site da JMA  sobre terremoto site em português

Intensidade sísmica site em português

To Top