Japão

Terremoto de Noto: chuva e neve dificultam resgates

08/01/2024

As operações de busca e resgate continuaram no domingo (7), enfrentando céu chuvoso, seis dias após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a Península de Noto, no centro do Japão. O governo intensifica os esforços para alcançar as comunidades isoladas por estradas danificadas.

O número de vítimas do terremoto, que ocorreu no dia de Ano Novo, alcançou 128 no domingo, com 195 pessoas ainda desaparecidas, segundo a província de Ishikawa.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, instrui esforços para restaurar acesso a comunidades isoladas e lidar com a escassez de água.

Cerca de 2.300 pessoas na província estão isoladas, principalmente devido a estradas bloqueadas, conforme o governo local.

O ministro da Defesa, Minoru Kihara, informou que o número de membros das Forças de Autodefesa trabalhando na área atingida pelo desastre aumentou de 5.500 para cerca de 5.900. Condições climáticas adversas, com chuva intensa e neve, complicam as operações.

Diante disso, o governo provincial planeja fechar temporariamente as principais estradas em caso de forte acumulação de neve, o que pode dificultar a entrega de suprimentos de socorro às pessoas afetadas pelo desastre.

Segundo as autoridades locais, mais de 28 mil pessoas encontram-se em abrigos.

 

Fonte/Imagem: Kyodo
To Top