Japão

TEMPORAL atinge o centro e o nordeste no Japão

As chuvas torrenciais continuaram em várias áreas do Japão nesta quinta-feira (4).

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu o maior alerta de chuva para a província de Yamagata, no nordeste, onde o rio Mogami transbordou em vários locais, provocando deslizamentos de terra inundando casas e interrompendo o abastecimento de água.

Na manhã de quinta-feira (4), cerca de 107.000 pessoas foram solicitados a deixar suas casas em Yamagata e outras cinco províncias, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, informou em uma coletiva de imprensa no início do dia que duas pessoas continuavam desaparecidas e cerca de 1.900 famílias, incluindo em Niigata, estavam sem eletricidade.

Até o meio-dia desta sexta-feira (5), estão previstos até 250 mm de chuva para a região de Hokuriku ao longo do Mar do Japão e até 150 mm na região de Tokai, no centro do Japão.

FONTE/FOTO: KYODO

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top