Japão

Taxa de desemprego permanece estável

1º/05/2024

A taxa de desemprego do Japão em 2023 permaneceu estável em 2,6%, com um aumento de 280 mil empregos, totalizando mais de 67,5 milhões de pessoas empregadas. Setores como a indústria transformadora e o setor hoteleiro e gastronômico lideraram os ganhos. Observa-se uma recuperação gradual, com o número de empregados quase retornando aos níveis pré-pandemia.

A taxa de desemprego ajustada sazonalmente para março manteve-se em 2,6%. Uma pesquisa separada realizada pelo Ministério do Trabalho revelou que o índice de vagas de emprego por candidato atingiu 1,28 em março, numa média nacional. Enquanto os setores de serviços, pesquisa acadêmica e empregos técnicos viram um aumento nas ofertas de emprego, outros setores como indústria transformadora, lazer e educação experimentaram uma diminuição.

O Ministério do Trabalho está monitorando medidas para reduzir as ofertas de emprego em setores afetados pelos aumentos de preços.

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top