Japão

“Sumô do choro” Avaliação da saúde dos bebês através do choro

Dezenas de bebês japoneses participaram de um ritual tradicional chamado “sumô do choro” no sábado (22), que acredita-se trazer boa saúde aos bebês.

O evento ocorreu no templo de Sensoji, em Tokyo, e foi o primeiro em quatro anos devido à pandemia. Pares de crianças vestindo aventais cerimoniais de sumô foram segurados por seus pais e enfrentaram-se em um ringue de sumô.

Funcionários vestidos com máscaras de demônio oni tentaram fazer os bebês chorarem, sendo que o primeiro a chorar foi declarado vencedor por um árbitro de sumô vestindo um traje tradicional e segurando um leque de madeira usado para sinalizar a vitória.

Acredita-se que o “sumô do choro” seja uma forma de avaliar a saúde dos bebês pelo som de seu choro. Shigemi Fuji, presidente da Federação de Turismo de Asakusa, que organizou o evento, disse que algumas pessoas podem achar terrível fazer os bebês chorarem, mas no Japão, acredita-se que os bebês que choram muito também crescem de forma saudável.

O ritual é realizado em santuários e templos em todo o país para deleite dos pais e espectadores. Um total de 64 bebês participaram do evento, e as regras variam de região para região. Em alguns lugares, os pais querem que seus filhos sejam os primeiros a chorar, enquanto em outros, o primeiro a chorar é considerado o perdedor.

 

Fonte: Japan Today / Foto: AFP
To Top