Japão

Subsídio para apoiar licença parental de funcionários

O governo japonês planeja subsidiar pequenas e médias empresas que concedem subsídios aos funcionários que assumem o trabalho dos colegas em licença parental.

O objetivo é facilitar a licença parental e reduzir as horas de trabalho dos pais, fornecendo apoio financeiro aos colegas de trabalho que assumem suas responsabilidades. O subsídio será de até ¥1,25 milhões por trabalhador em licença parental e será oferecido a empresas com até 300 funcionários.

O governo visa que os pais com filhos menores de 3 anos trabalhem menos horas por pelo menos um mês e tirem pelo menos sete dias de licença parental. As empresas elegíveis podem receber até 75% do custo do subsídio, com um máximo de ¥100.000 por mês.

O governo também incentiva as empresas a obter a certificação “Platinum Kurumin” por apoiar o cuidado infantil, aumentando a taxa de subsídio. O objetivo é aumentar a taxa de licença parental entre os trabalhadores do sexo masculino para 50% até 2025, especialmente em pequenas e médias empresas. Atualmente, apenas 17% dos trabalhadores elegíveis do sexo masculino utilizam a licença parental, principalmente devido a recursos financeiros limitados nas empresas menores.

Fonte / Foto: Mainichi Shimbun

To Top