Japão

Status de residência de longo prazo para Yonsei

A Agência de Serviços de Imigração do Japão está trabalhando em um novo sistema de status de residência que permitirá que os nipo-brasileiros de quarta geração (yonsei), assim como os provenientes do Peru e de outros países, permaneçam no Japão a longo prazo. A intenção é revisar a política atual e criar um ambiente favorável para que esses residentes de quarta geração possam estabelecer-se e trabalhar no país.

No sistema atual, é concedido o status de residência de “atividades designadas”, que permite o emprego durante a estadia. O período máximo de permanência é de cinco anos.

A proposta do novo sistema estabelece que aqueles que atenderem a determinados requisitos, como proficiência em japonês equivalente ao nível 2 (N2) do Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT), poderão se qualificar como “residentes de longo prazo” após completarem sua estadia de cinco anos. O Departamento de Imigração está realizando ajustes para revisar a notificação de “atividades designadas” até o final do ano.

Fonte: Yahoo Japan  
To Top