Japão

Sistema de compartilhamento de funcionários entre empresas

O Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência pretende criar um subsídio para ajudar a estabilização das empresas durante a crise causada pela pandemia.
Atualmente, as empresas que estão com a situação financeira prejudicada pelo coronavírus podem disponibilizar seus funcionários para outras empresas que estão em busca de mão de obra. Desta forma, o funcionário não perde o emprego e poderá retornar ao trabalho anterior quando a situação melhorar.
Por exemplo, o motorista de ônibus de turismo poderá trabalhar com transporte de mercadorias e o atendente de uma companhia aérea poderá ser contratado por um call center.
Os detalhes serão definidos no dia 8 e o governo quer incentivar as empresas a aderirem a esse sistema de “compartilhamento” do funcionário.
Um dos subsídios do governo cobre uma parte das despesas das folgas forçadas, mas como essa ajuda de compartilhamento de funcionário é mais baixa, as empresas acabam desistindo e preferem oferecer as folgas.
Com a reformulação do subsídio, o governo pretende oferecer a ajuda para a empresa que vai emprestar o funcionário e também, para aquela que irá oferecer trabalho. Desta forma, esperam que as empresas entrem no sistema e evitem demissões.
Em março de 2021, o valor do subsídio deve diminuir mas o governo irá fazer os ajustes para que não haja tanta diferença com a ajuda atual.
Um outro subsídio será oferecido para as empresas que contratarem de forma experimental, pessoas sem experiência na área que perderam o emprego devido aos efeitos do coronavírus.
Fonte: Jornal Mainichi/ SankeiBiz

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top