Dicas no Japão

Shotokuzei – Impostos no Japão

Como funciona o imposto de renda no Japão

O imposto de renda no Japão é calculado sobre a renda obtida de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Pode ser recolhido de duas formas, pelo empregador  – que desconta o valor do salário mensal    e a segunda forma é para as pessoas que trabalham como autônomas ou não tenham recolhimento na fonte, ou seja, o cálculo do imposto de renda e o envio dessas informações e o pagamento devem ser feitos pelo contribuinte.

No caso dos trabalhadores assalariados, com desconto do imposto na fonte, ou seja, diretamente no holerite – este sistema é conhecido como Gensen Choshu (recolhimento na fonte). A declaração do imposto é feita através do preenchimento do documento Nenmatsu Chosei (ajuste fiscal de final de ano) entregue pela empresa onde você trabalha. Este ajuste tem por objetivo verificar se há alguma diferença entre o valor total recolhido na hora do pagamento do  salário e o valor real de imposto a ser pago no ano.

Para mais informações consulte o setor de Recursos Humanos de sua empresa.

No caso de trabalhadores autônomos, a declaração do imposto de renda, o Kakutei Shinkoku, deve ser feita entre 16 de fevereiro e 15 de março do ano seguinte.

Entenda mais sobre o gensen choshu hyo

Entenda o Nenmatsu Chosei

Entenda como fazer o Kakutei Shinkoku

To Top