Notícias

SHIZUOKA: Campeonato estudantil

A cidade de Hamamatsu recebeu no último dia 21 de novembro  de 2021, a 4ª edição do Campeonato Esportivo Integração, que reuniu escolas brasileiras de todo o Japão.

O 4º Campeonato Esportivo de Integração foi realizado pelo Centro Educacional Sorriso de Criança (Cesc) de Kikugawa (Shizuoka), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu.

O evento desse ano, além de exaltar o esporte e a integração entre os alunos, também comemorou os 30 anos da Comunidade Brasileira no Japão e contou com a presença do ilustre jogador de futebol Lukyan do Jubilo Iwata e o artista plástico Sancler.

Foram realizadas competições de vôlei e futsal em diversas categorias, durante todo o domingo, na Arena Hamamatsu.

A primeira edição do evento foi em 19 de agosto de 2017 na arena Ecopa envolvendo oito escolas. A cada ano, aumenta o número de escolas participantes. Nesse ano foram 11 escolas:  CESC, Objetivo Iwata,  EAS Hamamatsu, NIBRA, Colégio Santana, Mundo de Alegria, EAS Toyota, Colégio Isaac Newton, Alcance, Nikken Gakuen,  Colégio Nippaku.  Envolvendo  282 alunos de seis provincias: : Shizuoka, Aichi, Mie, Gunma, Gifu e Shiga e foram realizados 52 jogos.

O resultados finais do Campeonato foram:

Volei Masculino
1- Colegio Santana
2- CESC
3- Colegio Isaac Newton

Volei Feminino
1- EAS Hamamatsu
2- Colégio Santana
2- CESC

Futsal Masculino
1- Nikken Gakuen
2-Mundo de Alegria
3- Nippaku Gakuen

Volei Masculino -Veteranos
1- CESC
2- Mundo de Alegria

Fonte: Redação e Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top