Blog

SHIZUOKA: Bossa Brasil

Segunda edição do “Bossa Brasil” apresenta Roberto Casanova e Mika da Silva

Evento reúne o melhor da música e culinária brasileiras em Hamamatsu, com o objetivo de integração cultural

A segunda edição do projeto musical “Bossa Brasil” foi realizada na sexta-feira, 10, na Cervejaria Mein Schloss de Hamamatsu (Shizuoka), conhecida também como “Castelinho Alemão”. Desta vez, a apresentação foi de Roberto Casanova (vencedor do NHK Nodojiman 2009 em Tóquio) e Mika da Silva, uma das cantoras japonesas que mais divulgam a música popular brasileira no Japão.

O repertório contou com alguns dos clássicos do nosso cancioneiro, entre os quais: Samba de Uma nota Só; Onde anda você; Águas de Março; Berimbau e também Tim Maia (Gostava Tanto de Você).

Nas palavras iniciais do Cônsul do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, ele lembrou que nesta data comemora exatamente um ano que chegou em Hamamatsu, uma “cidade fantástica”. O diplomata também deu as boas vindas ao público e agradeceu pela presença do prefeito de Kosai, Takeshi Kageyama, o vereador da Câmara Municipal de Hamamatsu, Noritaka Torii e do diretor-executivo da HICE (Fundação Internacional de Hamamatsu).

Mais uma vez o evento contou com a “cachaça corner”, um oferecimento da Master Foods e seu diretor Eber Toyohashi, que distribuiu a nossa conhecida aguardente Ypioca e uma variedade de caipirinhas.

No final do evento, todos receberam uma garrafa de guaraná Wiin e um doce macaron, oferecimento da Confeitaria Chocoretto.

Os próximo eventos do “Bossa Brasil” ainda não têm data fixada, porém os músicos já estão relacionados. Em fevereiro teremos o “Bossa Brasil Noite Sertaneja”, com a dupla local Campos Novos e Paulista. Em março, a banda de Tóquio, Via Brasil. Em abril, o espaço será para o rock nacional, com uma banda de Nagoia que apresenta Legião Urbana, Capital Inicial, Cassia Eller, entre outros.

O “Bossa Brasil” é uma iniciativa do Consulado do Brasil em Hamamatsu, com o objetivo de integrar brasileiros, japoneses e empreendedores, no melhor ambiente, através da nossa música e culinária.


A ideia surgiu levando em conta que Hamamatsu, sendo a Cidade da Música e a Cidade dos Brasileiros, ainda não havia um evento musical marcante que divulgasse a cultura brasileira entre os japoneses. Dessa forma, o objetivo é realizar esse encontro musical a cada dois meses, com apresentações do melhor da música brasileira, incluindo samba, chorinho, MPB, sertanejo, entre outros ritmos.
Fotos e texto: Osny Arashiro

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top