Japão

Shionogi: Medicamento para COVID-19 em breve

A farmacêutica japonesa Shionogi informou que vai solicitar a aprovação de um medicamento oral COVID-19 já na próxima semana. Seria o primeiro medicamento desenvolvido nacionalmente para tratar a doença.

A Shionogi anunciou nesta segunda-feira (7), os resultados de um ensaio clínico envolvendo 69 pacientes com coronavírus entre 12 e 70 anos. Suas condições variaram de não ter sintomas a sintomas leves ou moderados.

Eles foram divididos em três grupos: um recebendo uma dose alta, outro uma dose baixa e um terceiro recebendo um placebo, substância que não contém ingredientes ativos. Todos tomaram um comprimido por dia durante cinco dias.

Após a terceira dose, a proporção de pacientes com título viral positivo caiu 80% no grupo de alta dose e 63% no grupo de baixa dose, em comparação com o grupo placebo.

A Shionogi informou que o tempo que levou para os pacientes testarem negativo foi reduzido em dois dias em comparação com o grupo placebo, sem que ninguém precisasse de hospitalização.

A empresa acrescentou que os efeitos adversos foram leves.

A farmacêutica japonesa também está analisando dados de outro estudo envolvendo cerca de 400 pessoas. Ela informa que se a análise indicar alta eficácia, pode solicitar aprovação na próxima semana ou na semana seguinte sem esperar pelos resultados da fase final do estudo.

FONTE: NHK     /     FOTO: MAINICHI
To Top