Notícias

Sem feridos: forte terremoto sacode Kanto

21/03/2024

Um forte tremor sacudiu a região metropolitana de Tokyo por volta das 9h08 da quarta-feira (21), originando-se na parte sul da província de Ibaraki. O evento gerou preocupações imediatas sobre possíveis deslizamentos de terra e ocasionou atrasos em várias linhas de trem.

Não houve relatos de feridos, e nenhum alerta de tsunami foi acionado após o terremoto, que foi inicialmente classificado com uma magnitude de 5,3.

As intensidades registradas na escala sísmica japonesa foram de 5- em locais como Shimotsuke, na província de Tochigi, e Kazo, em Saitama. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) está orientando os residentes dessas áreas a permanecerem atentas quanto a possíveis deslizamentos de terra e desmoronamentos de penhascos, pelos próximos dias.

Relatos de intensidade 4 foram observados em cidades como Kasama, na província de Ibaraki, Tatebayashi, em Gunma, e Noda, na província de Chiba. Tóquio também sentiu o abalo, com uma intensidade de 3 nos 23 bairros centrais.

A JR East anunciou a suspensão temporária dos serviços nas linhas Tohoku Shinkansen, Joetsu Shinkansen e Hokuriku Shinkansen.

A Japan Atomic Power informou que não houve anormalidades na sua Segunda Usina Nuclear de Tokai, na província de Ibaraki, que já estava offline.

Segundo a JMA o epicentro do terremoto estava a cerca de 50 quilômetros de profundidade. Tratou-se de um terremoto do tipo falha reversa, ocorrido próximo à fronteira entre a Placa do Mar das Filipinas e a Placa Continental.

Fonte: Asahi Shimbun / Imagem: JMA
To Top