Japão

SEIKO HASHIMOTO: Nova chefe da organização dos Jogos de Tokyo

A ex-atleta que competiu em sete Olimpíadas, Seiko Hashimoto, 56, foi escolhida nesta quinta-feira (18) como nova presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tokyo-2020.

Ela substitui Yoshiro Mori, 83, ex-primeiro-ministro do Japão, deixou o cargo na semana passada, depois de dizer que mulheres que ocupam cargos executivos falam demais e atrapalham reuniões.

Foi um novo golpe para um evento já marcado por um atraso de um ano devido à pandemia do coronavírus e que passou a enfrentar forte oposição da opinião pública japonesa.

Hashimoto, que era ministra da Olimpíada, teve sua chegada ao novo cargo confirmada pouco depois de apresentar sua renúncia do gabinete ministerial ao primeiro-ministro Yoshihide Suga, que a encorajou a assumir a presidência do comitê.

A nova líder da Tokyo-2020 enfrenta uma série de desafios, incluindo assumir o comando de um dos maiores eventos esportivos do mundo faltando menos de meio ano para o seu início, bem como garantir que atletas e demais envolvidos nos Jogos estejam protegidos contra o coronavírus.

“Como parte do comitê organizador, irei acelerar ainda mais os esforços para construir uma estrutura de colaboração com o governo nacional e o governo metropolitano de Tokyo para convencer a todos, tanto no Japão como em todo o mundo, que Tokyo-2020 são ‘os Jogos seguros e protegidos”.

 

 

Fonte: Reuters
To Top