Japão

Segunda maior apreensão de drogas ilegais

22/02/2024

O Japão registou a segunda maior apreensão de estimulantes e outras substâncias ilegais no ano passado.

Os números do Ministério das Finanças mostram que a quantidade de drogas ilegais apreendidas pelos funcionários da alfândega japonesa em portos e aeroportos em todo o país em 2023 foi de 2.406 quilogramas. Isso representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Foi a segunda maior apreensão do país. O maior foi registrado no ano pré-pandemia de 2019.

Entretanto, é importante observar que, embora o volume total de drogas apreendidas tenha aumentado, o número de casos de tráfico de drogas descobertos em 2023 diminuiu em 22%, totalizando 815 casos.

Os dados revelam que os traficantes estão cada vez mais dependentes dos aviões. O número de casos envolvendo aviões de passageiros quase triplicou em relação ao ano anterior, para 262. As autoridades atribuem isto a um aumento nas viagens aéreas de passageiros que ocorreu após o alívio das restrições ao coronavírus.

No ano passado, um recorde de apreensões foi alcançado quando 704 quilos de estimulantes foram confiscados de um navio cargueiro que chegou à Baía de Tokyo vindo dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, os funcionários da alfândega japonesa também interceptaram 113 quilos de drogas estimulantes no compartimento de carga de um avião que chegou ao aeroporto de Narita vindo do México.

Fonte/Imagem: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top