Japão

Sargento é suspeito de FRAUDE SE SUBSÍDIO

O Departamento de Polícia Metropolitana (MPD) entregou uma demissão disciplinar a um sargento da polícia que trabalhava na divisão de trânsito da Delegacia de Polícia de Tachikawa no dia 3 de setembro, sob suspeita de ter recebido de forma fraudulenta um subsídio distribuído pelo governo para aqueles que sofreram de um declínio nos ganhos em meio à pandemia de coronavírus.

O MPD enviou aos promotores papéis sobre o sargento de 59 anos e sua esposa, com idade na casa dos 60, e uma mulher com quem ele teve um caso, bem como um idoso conhecido dela com idade na casa dos 80, por suspeita de fraude no subsídio ao coronavírus. Embora esses casos estejam aumentando, acredita-se que esse seja o primeiro caso de um policial no país.

Os quatro são suspeitos de solicitar um subsídio para compensar uma redução na renda devido aos efeitos do coronavírus no final de novembro do ano passado, falsificando a papelada relativa à esposa do sargento, que trabalhava meio período. Eles então receberam um benefício de ¥1 milhão (cerca de US $ 9.107) da Agência para Pequenas e Médias Empresas no mês seguinte.

De acordo com o MPD, o policial de 59 anos admitiu as acusações dizendo à polícia: “A pessoa com quem tive um caso me disse que eu deveria receber o subsídio porque minha esposa trabalhava meio período e eu queria para usar o dinheiro para complementar minhas despesas de entretenimento.”

O sargento e sua esposa receberam ¥500.000 (cerca de US $ 4.554) cada, depois que o homem na casa dos 80 anos apresentou a papelada para solicitar o subsídio. O policial teria dado presentes para a mulher com quem ele teve um caso, usando o dinheiro do benefício. O dinheiro já foi devolvido.

Mizutaka Sakai, um conselheiro do departamento de assuntos policiais do MPD, disse: “É um ato muito lamentável que prejudicou a credibilidade de nossa força policial aos olhos dos cidadãos de Tokyo. Gostaríamos de reforçar a disciplina estrita.”

Fonte: Mainichi/Atsushi Matsumoto     |     Foto: Mainichi/Kenji Yoneda
To Top