Japão

Rússia coloca Japão a países ‘hostis’

Em meio à invasão da Ucrânia, o governo russo na segunda-feira (7), designou o Japão como um dos 48 países e regiões “engajados em atividades hostis”, segundo a agência de notícias do governo russo Tass.

O presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo a criar a lista de países e regiões hostis. Além dos EUA, Canadá, Reino Unido, países da UE e Ucrânia, inclui países e regiões da Ásia, incluindo Japão, Coréia do Sul e Taiwan.

A medida aparentemente visa impedir que os mutuários russos deixem de pagar dívidas em moeda estrangeira, mas pode causar confusão, já que o valor do rublo despencou após a invasão.

A Rússia também reforçará as restrições às transações com empresas e outras organizações das nações e áreas listadas.

Com esta medida, agências governamentais russas, empresas e outros órgãos poderão abrir contas especiais para pagar dívidas a países e regiões listados em rublos. As medidas se aplicam a pagamentos acima de 10 milhões de rublos (cerca de US$ 76.000) por mês, e não se sabe se os credores poderão recusar.

Uma portaria emitida e implementada pelo governo russo exige a aprovação da Comissão Governamental de Monitoramento de Investimentos Estrangeiros, para empresas russas fazerem negócios com empresas e indivíduos  em países e regiões listados. De acordo com Tass, o governo russo explicou que a medida visa garantir a estabilidade financeira do país em meio à pressão das sanções internacionais.

FONTE: THE MAINICHI     /     FOTO: Pool Photo via AP
To Top