Notícias

Robô jogador de futebol

A Toyota desenvolveu o PIXI, um robô jogador de futebol autônomo movido a hidrogênio capaz de marcar pênaltis com precisão.

Toshifumi Tonami, ex-jogador da seleção japonesa, destaca a dificuldade de acertar um pênalti, mas o PIXI pode disparar chutes poderosos a 85 km/h.

A pesquisa e desenvolvimento foram realizados pela Toyota Engineering Society, um grupo voluntário visando melhorar as capacidades técnicas. Inicialmente focada em carros solares, a associação expandiu suas atividades para desenvolver robôs com IA, incluindo o robô jogador de futebol, um peixe que coleta lixo marinho, um que pula corda e um dispositivo de mobilidade em forma de pássaro.

Embora os membros do desenvolvimento não tivessem experiência prévia com robótica, eles coletaram dados sobre o movimento humano para aprimorar o chute do robô. O PIXI usa peças recicladas de airbags e rolamentos e possui um sensor semelhante aos usados em carros autônomos para reconhecer o alvo do pênalti. Após miniaturizar o tanque de hidrogênio e o gerador, o robô foi finalizado com um design semelhante ao corpo humano para sua estreia.

Da Redação Japão Aqui / Imagem: © 1995-2023 TOYOTA MOTOR CORPORATION.

 

To Top