Japão

ROBÔ faz entregas de supermercado

Um robô autônomo com rodas pode entregar mantimentos e necessidades diárias para cerca de 1.000 famílias no centro de Tsukuba, província de Ibaraki.

O serviço de entrega, fornecido pela Rakuten Group, Panasonic Holdings e Seiyu, já está em operação e cobre um raio de 850 metros da saída da rede de supermercados Seiyu Tsukuba Takezono.

As entregas são feitas apenas aos sábados e o atendimento que é um teste, termina no dia 30 de julho.

O robô de entrega mede 117 centímetros de comprimento, 65 cm de largura e 115 cm de altura. Tem um espaço de carga no interior do seu corpo com capacidade para 114 litros, o que é mais do que suficiente para o conteúdo de dois cestos de compras. A unidade também pode transportar itens refrigerados e congelados.

O robô usa um sensor e uma câmera para verificar seus arredores e para automaticamente quando se aproxima de pedestres e outros objetos.

Ao chegar ao seu destino, o cliente insere um número PIN para abrir o compartimento na lateral do robô e recolher os itens.

Os pedidos podem ser feitos via smartphone em um site exclusivo, e as entregas podem chegar em no máximo 30 minutos.

Uma taxa da entrega é de ¥110 (US$ 0,85), incluindo impostos, é adicionada ao preço dos produtos para cada entrega.

FONTE: ASAHI SHIMBUN     /     FOTO: TETSUO TANIGUCHI 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top