covid-19

Restrições mais duras em 5 prefeituras

O governo japonês planeja impor restrições mais duras sob um “quase estado de emergência” em mais cinco prefeituras em meio a pedidos crescentes de resposta mais rápida a um número crescente de infecções causadas por variantes altamente contagiosas do coronavírus, disseram fontes nesta quinta-feira (13).

As medidas, que devem incluir dizer aos restaurantes para fecharem mais cedo, estarão em vigor a partir de domingo (16) até o dia 13 de junho em alguns municípios de Gunma, Ishikawa, Okayama, Hiroshima e Kumamoto.

As prefeituras serão adicionadas a oito áreas atualmente em “quase estado de emergência” – Hokkaido, Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu, Mie, Ehime e Okinawa.

As preocupações estão crescendo com o agravamento da situação no Japão, com menos de três meses até as Olimpíadas de Tóquio. Os hospitais continuam sob pressão crescente do aumento de infecções, agravado pela disseminação da mutação N501Y altamente contagiosa, que é responsável por mais de 90% das infecções na maior parte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

A Associação Nacional de Governadores no início da semana expressou a desaprovação pela lenta implementação do governo de um “quase estado de emergência” e pediu-lhe que considerasse a expansão do estado de emergência em todo o país.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse a repórteres que o governo consultará especialistas nesta sexta-feira sobre a decisão, acrescentando que também considerará se medidas adicionais são necessárias em Hokkaido, que viu outro número recorde de novos casos de coronavírus na quinta-feira.

O governador de Hokkaido, Naomichi Suzuki, disse que planeja pedir ao governo que declare uma situação de emergência total na capital de Hokkaido, Sapporo, permitindo que ele imponha restrições mais fortes com multas maiores por descumprimento.

Seis áreas estão atualmente sob emergência total – Tokyo junto com as prefeituras de Aichi, Osaka, Hyogo, Kyoto e Fukuoka – com restrições mais duras em vigor até o final de maio.

Mas o governo está procurando expandir o número de cidades na ilha principal mais ao norte cobertas pelo “quase estado de emergência” além de Sapporo, onde restaurantes e karaokês estão sendo convidados a fechar às 20h e evitar servir bebidas alcoólicas.

Hokkaido relatou 712 novos casos de coronavírus na quinta-feira, 499 dos quais foram confirmados em Sapporo, com um total de seis mortes por Covid-19.

Falando a repórteres após uma reunião com a ministra da saúde Norihisa Tamura e Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta ao coronavírus no Japão, Suga disse que a situação em Hokkaido é “grave”.

 

Fonte: Kyodo
To Top