Eventos

RELAY for life em Nagoya

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizada mais uma edição do evento “Relay for Life” no parque Suwa na cidade de Toyokawa em Aichi. O evento é realizado pela Associação do Câncer no Japão. O significado de “Relay for life” em português, “Revezamento pela vida”, um evento de apoio voluntário às pessoas que lutam contra o câncer. O evento consistiu em uma caminhada ao redor do parque onde os voluntários revezaram durante 24 horas em honra às pessoas que lutam contra o câncer 24 horas por dia. Grupos de danças tradicionais japonesas, brasileiros, capoeiristas, cantores e palestrantes uniram em clima de fraternidade e solidariedade.
A presença brasileira teve como destaque o grupo “Amigos do BB” liderada por uma peruana brasileiríssima, a Yoshie Nakaya que mora há 30 anos no Japão e trabalha desde 2011 no Banco do Brasil. Mas este ano o grupo está especialmente sensibilzado por um ex-colega que encontra-se na luta contra o câncer.
Além das atrações, havia também diversas barracas de venda de produtos, exames médicos, curso de desenho com pincel tradicional japonês e a presença do foodtruck Teka Foods com saborosos lanches.

LANTERNAS DE PAPEL
Durante o evento, as pessoas podiam escrever mensagens de incentivo e agradecimentos em lanternas de papel, no qual dentro de cada lanterna uma vela foi acesa ao anoitecer gerando o clímax do evento.O posicionamento das sacolas formou a palavra “HOPE” que vista de cima gerou um cenário espetacular.a ideia das mensagens com a vela dentro seria para que mesmo aqueles que já se foram, conseguissem ver a mensagem.

MESA DE JANTAR
Um dos pontos altos foi uma encenação recheada de simbolismo, onde uma mesa de jantar com talheres e uma rosa são colocados em local de destaque. Cada item tem o seu significado.
O conjunto  É uma homenagem de dignidade e honra.
A cadeira é uma representação dos entes queridos que não estavam mais presentes.
A mesa é um símbolo de transitoriedade de um paciente que às vezes luta sozinho contra a doença.
A toalha de mesa branca é um símbolo dos médicos, enfermeiros e pesquisadores que lutam pelas vidas de seus pacientes.
A flor da Rosa, é um símbolo do afeto inabalável da família, dos amigos e da forte e vontade de combater a doença.- o prato com limão e sal representa a azeda luta contra a doença e as lágrimas salgadas derramadas por aqueles que perderam entes queridos.


A vela, é uma luz de esperança em nossos corações dada pelos sobreviventes, uma luz de esperança também representada pela palavra “HOPE” ao centro do parque.
Reportagem: Renan Fujioka / Fotos: Renan Fujioka & Alex Brito

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top