Japão

Reinício da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa

28/12/2023

O regulador de energia nuclear do Japão suspendeu nesta quarta-feira (27), uma proibição operacional imposta à usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa da Tokyo Electric Power (TEPCO).

A proibição estava em vigor há dois anos, imposta pela Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) devido a preocupações com violações de segurança.

A TEPCO, ansiosa para reduzir custos operacionais, agora buscará obter o consentimento das autoridades locais da província de Niigata, da cidade de Kashiwazaki, onde a usina está situada, antes de retomar as operações.

O reinício da usina, que possui uma capacidade de 8.212 megawatts (MW), seria uma medida significativa, já que a mesma está desligada desde 2012, em resposta ao desastre nuclear de Fukushima.

A NRA havia proibido a TEPCO de operar a usina em 2021 devido a violações de segurança, incluindo falhas na proteção de materiais nucleares e acesso não autorizado a áreas sensíveis. No entanto, a suspensão da ordem de ação corretiva na quarta-feira indica melhorias no sistema de gestão de segurança da TEPCO.

O Japão, está ansioso por colocar em funcionamento mais centrais nucleares para reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis importados, como o gás natural liquefeito (GNL).

As ações da Tepco dispararam depois que a NRA indicou no início deste mês que consideraria suspender a proibição operacional após realizar uma inspeção no local e se reunir com o presidente da empresa.

 

Fonte: Japan Today / Imagem:Reuters
To Top