Japão

Refugiados afegãos moram no Aeroporto de Guarulhos

Cobertores e carrinhos de bagagem se tornaram os lares improvisados ​​para mais de uma centena de imigrantes afegãos no aeroporto internacional de São Paulo, servindo como abrigo temporário para refugiados após sua odisseia de um ano desde que o Talibã voltou ao poder.

O Brasil aprovou cerca de 6.000 vistos humanitários para refugiados afegãos desde o final do ano passado. Mas as autoridades locais próximas ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, disseram que não faziam ideia de que dezenas de afegãos chegariam diariamente neste mês.

Seus números podem continuar a crescer nas próximas semanas, já que uma média de quatro voos diretos chegam diariamente do Oriente Médio e Sul da Ásia. Com as viagens ao Catar aumentando para a Copa do Mundo em novembro, as companhias aéreas estão adicionando mais voos para a região.

A agência de assistência a refugiados do aeroporto estimou que cerca de 130 afegãos estão acampados no Terminal 2 do aeroporto, já que os esforços para abrigá-los não acompanharam o fluxo de novas chegadas.

Os refugiados disseram que chegaram sem promessas de um lugar para ficar e agora o governo local está lutando para encontrar lugares para eles fora do aeroporto.

Fonte: Japan News     /     Foto: Reuters

To Top