Japão

Redução de 12 itens de PLÁSTICO DESCARTÁVEIS

O Japão obrigará as operadoras comerciais a reduzir o fornecimento de 12 itens plásticos descartáveis, como colheres e canudos, a partir de abril de 2022 para promover a reciclagem e combater a poluição marinha, informou o governo nesta segunda-feira (23).

A medida é baseada na legislação que foi promulgada em junho para reduzir o desperdício de plástico em restaurantes e lojas de varejo. Os operadores comerciais podem escolher entre medidas, incluindo cobrança pelos itens e troca por produtos recicláveis.

Os itens de plástico direcionados também incluem garfos, facas, pentes, escovas de dente, toucas de banho e cabides. As empresas que fornecem esses itens em grande quantidade, como lojas de conveniência, hotéis, lavanderias e empresas de entrega de pizza, serão afetadas pela medida.

O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria elaborarão portarias neste outono, após ouvir a opinião pública sobre a medida.

Os operadores serão solicitados a adotar novas práticas, como dar pontos aos clientes que se recusam a usar os itens, introduzir produtos reutilizáveis ​​e tornar prática padrão perguntar aos clientes se eles realmente precisam dos itens de plástico.

As empresas que não atenderem ao novo requisito serão orientadas ou solicitadas a melhorar suas práticas.

 

 

Fonte: Kyodo
To Top