Japão

PROFESSORES com excesso de trabalho

Mais de 70% dos professores do ensino médio no Japão estão fazendo mais de 80 horas extras por mês.

Os pesquisadores, incluindo Ryo Uchida, professor da escola de pós-graduação da Universidade de Nagoya, também descobriu que um em cada três professores do ensino fundamental relataram trabalhar 40 horas ou mais por semana.

Uma pesquisa separada de 2016 sobre as condições de trabalho dos professores realizada pelo Ministério da Educação, descobriu que cerca de 30% dos professores do ensino fundamental e 60% dos professores do ensino médio trabalhavam mais de 80 horas extras por mês.

Em sua última pesquisa realizada em novembro de 2021, Uchida e os outros pesquisadores direcionaram os participantes da pesquisa on-line registrados e receberam respostas de 924 professores com idades entre 20 e 50 anos que trabalham em período integral em escolas públicas de ensino fundamental e médio.

A pesquisa constatou que 74,4% dos professores do ensino médio estavam fazendo mais de 80 horas extras por mês. No geral, um total de 66,9% dos professores relataram trabalhar 20 ou mais horas extras durante a semana – efetivamente cruzando a linha para determinar a morte por excesso de trabalho, ou “karoshi”.

“Com uma orientação mais rigorosa agora em vigor com gerenciamento de tempo, o trabalho para levar para casa também está aumentando. Eles precisam aumentar o número de trabalhadores e reduzir a quantidade de trabalho ou fazer algo como terceirizar”, disse Uchida.

FONTE: MAINICHI     /     FOTO:MAINICHI/YONGHO LEE
To Top