Morando no Japão

Probabilidade de Grande Terremoto no Japão

HÁ 70% DE PROBABILIDADE DE UM GRANDE TERREMOTO ATINGIR KANTO NOS PRÓXIMOS 30 ANOS. ENTENDA O MOTIVO
A análise feita pelos especialistas mostra que o solo, em Kanto, está sendo empurrado para o norte a um ritmo de até 2 centímetros por ano e a energia do terremoto continua se acumulando com o atrito das placas. Especialistas alertam que a probabilidade de um grande terremoto acima de magnitude 7 atingir a região Kanto é de 70% nos próximos 30 anos.


O subsolo da região de Kanto é uma estrutura complexa na qual duas placas se encontram no fundo mar, a Placa do Mar das Filipinas, ao sul, e a Placa do Pacífico, ao leste. O atrito dessas placas acumulam energia, causando terremotos fortes além de se moverem aos poucos.


O professor Takuya Nishimura, do Instituto de Pesquisa em Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto, analisa o movimento do solo usando dados de observação GPS e investiga a quantidade de “tensão” acumulada pelas placas. De acordo com a análise, a placa do lado terrestre é empurrada para o norte, enquanto a placa do Mar das Filipinas afunda.


Tóquio e Chiba, serão as áreas mais atingidas por estarem no epicentro das placas e pela grande concentração da população.
Os estudos mostram que se um grande terremoto acontecer, poderá deixar mais de 23.000 vítimas.
O professor alerta que a probabilidade do grande terremoto atingir Kanto é de 70%, nos próximos 30 anos, devido ao histórico de terremotos que atingiram o Japão no passado.
Segundo esse histórico, tremores mais leves antecipavam a chegada dos terremotos intensos ocorridos no Japão, como se fosse um aviso.
Em 1703, um terremoto de magnitude 8.2 atingiu o Japão, conhecido como “Terremoto de Genroku”, e outro em 1923, de magnitude 7.9, chamado “Grande Terremoto de Kanto” foram os mais fortes. Entre eles há um intervalo de 220 anos.
Mas a probabilidade de um terremoto acima de 8 acontecer devido o atrito das placas em Kanto, nos próximos 30 anos, é de 0 a 6%.
Por outro lado, analisando o ciclo dos terremotos gigantes nesse intervalo de 220 anos, vários tremores de magnitude 7 atingiram o Japão. Pela média, seria um terremoto grande a cada 27,5 anos, num total de 8 terremotos entre 1703 e 1923.
Segundo o ciclo, poderá vir um grande terremoto nos próximos 30 anos.
Em 2023, completará 100 anos desde o “Grande Terremoto de Kanto” que foi em 1923, e os especialistas temem que a atividade das placas aumentem após esse período, como foi no passado.
Fonte: NHK News

To Top