covid-19

Primeiro-Ministro vai declarar estado de emergência em Osaka

O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga decidiu declarar outro estado de emergência na Prefeitura de Osaka, já que o aumento de casos graves de Covid-19 prejudica o sistema médico, disseram fontes do governo nesta terça-feira (20). Tokyo também deve adotar o mesmo sistema em questão de dias.

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, disse que pretende fechar grandes centros de diversão e comerciais, como parques temáticos e lojas de departamentos, além das medidas atuais, incluindo pedir a restaurantes e bares que reduzam o horário de funcionamento.

Depois de se reunir com membros de seu gabinete, incluindo o ministro da saúde Norihisa Tamura e Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta ao coronavírus, Suga disse a repórteres que o governo considerará o pedido de Osaka para o estado de emergência e chegará a uma conclusão “rápida”.

A declaração seria a terceira desde o início da nova pandemia de coronavírus no início do ano passado, ocorrendo apenas três meses antes do início das Olimpíadas de Tokyo.

Suga disse que o estado de emergência não afetaria a hospedagem dos jogos, reiterando que o governo trabalhará para garantir que sejam “seguros e protegidos”.

Conforme as infecções por coronavírus ressurgem em todo o país com a disseminação de variantes mais contagiosas, medidas quase emergenciais foram implementadas nesta terça-feira em algumas prefeituras vizinhas de Tokyo, Saitama, Chiba e Kanagawa, bem como na província de Aichi, e estará em vigor até 11 de maio.

 

Fonte: Kyodo
To Top