Japão

Preso por fazer prova no lugar de estudante em busca de emprego

Um homem de Osaka foi preso sob suspeita de fazer uma prova de recrutamento online para outra pessoa em troca de pagamento, marcando o primeiro caso desse tipo no Japão, informou o Departamento de Polícia Metropolitana nesta terça-feira (22).

Nobuto Tanaka (28), funcionário da Kansai Electric Power, foi preso na segunda-feira (21) pela polícia de Tokyo por supostamente fazer a prova online para uma estudante universitária em abril.

A prisão destaca o crescente problema de trapaça em exames de recrutamento online que têm sido cada vez mais adotados por empresas no Japão após a pandemia de coronavírus.

Tanaka também é suspeito de ter feito provas para cerca de 1.000 empresas diferentes desde janeiro, depois de receber solicitações de 300 pessoas por meio das redes sociais, informou a polícia. Ele teria dito aos investigadores que fez cerca de “4.000 testes desde cerca de quatro anos atrás”.

Acredita-se que Tanaka tenha ganhado cerca de ¥4 milhões (US$ 28.000) este ano.

“No começo era apenas para ganhar algum dinheiro, mas achei gratificante depois que os alunos me mostraram seu apreço”, disse Tanaka. “Sinto remorso por ter impactado negativamente os alunos e as empresas.”

Tanaka era formado em uma das escolas de pós-graduação da Universidade de Kyoto.

A Kansai Electric disse em comunicado que a prisão de Tanaka foi “extremamente lamentável” e que sua posição na empresa seria “estritamente tratada” de acordo com o resultado da investigação.

 

Fonte/Foto: Kyodo

 

To Top