Japão

Presidente da Toyota diz que grupo errou nas “prioridades”

31/01/2024

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corp., emitiu um pedido de desculpas nesta terça-feira (30), assumindo a responsabilidade pelos recentes escândalos que atingiram as empresas do grupo. Em uma coletiva de imprensa em Nagoya, Toyoda reconheceu que houve falhas nas “prioridades” das empresas membros, comprometendo a conformidade.

“Pedimos desculpas profundamente por incomodar e preocupar os clientes com a série de escândalos” que ocorreram na subsidiária Hino Motors Ltd., Daihatsu Motor Co. e Toyota Industries Corp.

Toyoda reconheceu a seriedade dos problemas, traição da confiança dos clientes e abalo no sistema de certificação de veículos. Ele prometeu melhorar a conformidade nas empresas do grupo, priorizando a supervisão em toda a Toyota e aumentando a comunicação interna.

O Ministério dos Transportes do Japão está investigando o escândalo, e medidas administrativas, como ordens de correção de operação, estão sendo consideradas. Toyoda expressou esperança de que suas ações possam servir como modelo para outras empresas do grupo enfrentando crises.

A Toyota Industries, desmembrada da Toyota na década de 1930, continua sendo um dos maiores acionistas, com 8,82% de participação no final de setembro de 2023.

Fonte/Imagem: Kyodo
To Top