Japão

PREFEITO “fura fila” da vacina

Um prefeito de 62 anos no oeste do Japão recebeu a primeira dose da nova vacina contra o coronavírus, embora ele não seja elegível de acordo com os regulamentos atuais do país, que preservam as vacinas para pessoas com 65 anos ou mais e trabalhadores médicos.

Admitindo que recebeu a injeção em 6 de maio, o primeiro dia de vacinação em massa na cidade de Kamikawa, província de Hyogo, Sogo Yamana disse nesta quarta-feira (12) que o fez para “controlar a crise” na cidade.

Yamana, fundador de um hospital público na cidade, também justificou receber a vacina à frente das pessoas, citando os riscos de infecção no hospital onde ele comparece às reuniões uma ou duas vezes por semana.

Segundo o prefeito, a dose que recebeu teria ficado sem uso devido ao cancelamento de uma consulta de vacinação.

No final de abril, Yamana consultou seu vice, Yoshito Maeda, sobre a possibilidade de receber uma dose da vacina antes que ele fosse elegível de acordo com o limite de idade. Depois que Maeda discutiu o assunto com o administrador-chefe do hospital, Yamana foi informado que ele poderia ser vacinado se uma dose fosse disponibilizada devido ao cancelamento.

“Confirmei que minha injeção não causaria nenhum problema institucional”, disse o prefeito, acrescentando que planeja receber uma segunda dose se houver uma disponível de maneira semelhante.

 

Fonte: Kyodo
To Top