covid-19

Poucas pessoas viajam durante a GOLDEN WEEK

O período de feriados da Golden Week do Japão começou para valer neste sábado (30), mas o primeiro dia de cinco dias consecutivos de “férias” foi relativamente calmo nas principais áreas, já que as medidas contra a Covid-19 afastaram muitas pessoas de viajar.

Com Tokyo agora no terceiro estado de emergência após o ressurgimento das infecções por coronavírus, grandes estabelecimentos comerciais permanecem fechados, menos pessoas deixaram as casas.

O número de passageiros ferroviários e aéreos partindo de Tokyo neste sábado (1°) para outras partes do Japão ainda era esperado para ser o mais alto para o período de férias e um aumento em relação ao ano anterior, quando um estado de emergência cobriu todo o país.

Os trens da Japan Railway (JR) partindo de Tokyo neste sábado, incluindo trens-bala, apenas 15% dos cerca de 530.000 assentos reservados disponíveis no total foram vendidos.

“Por causa da pandemia, eu não pude nem comparecer ao funeral de minha mãe (ano passado). Eu estava desesperada para participar da cerimônia para marcar o primeiro aniversário de seu falecimento”, disse Keiko Okazaki no aeroporto Haneda em Tokyo antes de ir para Hokkaido com quatro outros integrantes da família.

“Sempre terei cuidado com o risco de infecção”, disse a senhora de 71 anos, acrescentando que fez um teste de vírus antes da viagem, que deu negativo.

O estado de emergência que vai até o dia 11 de maio envolve medidas mais fortes do que antes, incluindo exigir que restaurantes que servem bebidas alcoólicas fechem, com multas por descumprimento.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga pediu às pessoas que fiquem em casa o máximo possível e evitem passeios não essenciais.

 

Fonte: Kyodo
To Top