Japão

PLD vence eleição para Câmara Alta

O Partido Liberal Democrático (PLD), do primeiro-ministro Fumio Kishida, conquistou pelo menos 63 cadeiras, ou mais da metade das 125 cadeiras em disputa, impulsionada pelo forte apoio dos eleitores em uma demonstração de confiança pública em seu governo de nove meses, numa vitória arrebatadora na eleição da Câmara dos Conselheiros de domingo (10).

Ao todo, o PLD e seu parceiro de coalizão Komeito garantiram um total de mais de 75 assentos, mantendo confortavelmente a maioria na câmara alta do parlamento de 248 membros.

O campo pró-emenda constitucional, composto pela coalizão LDP-Komeito, dois partidos da oposição e independentes, conquistou mais de 170 assentos na câmara alta, ultrapassando o limite de 166 necessários para almejar uma primeira revisão da Constituição de 1947.

O PLD teve o melhor resultado desde 2013 e na sua sede em Tokyo, Kishida e altos executivos do partido fizeram orações silenciosas por Shinzo Abe, o primeiro-ministro mais antigo do Japão, que morreu na sexta-feira após ser baleado por um homem durante um discurso na cidade de Nara.

Fonte/Foto: Mainichi
To Top