Japão

Plano de fuga em caso de erupção do Monte Fuji

Um plano de fuga atualizado no caso do Monte Fuji entrar em erupção, pede aos residentes próximos que busquem refúgio a pé em princípio, em uma mudança do plano anterior que considerava o uso de carros, informou o conselho de gerenciamento de desastres da montanha mais alta do Japão nesta quarta-feira (29).

O conselho, composto por órgãos que incluem o governo central, as prefeituras de Yamanashi e Shizuoka, sobre as quais o vulcão de 3.776 metros se estende e a vizinha Prefeitura de Kanagawa, revisou o plano de evacuação pela primeira vez em nove anos com base nas revisões feitas no Monte.

O plano exige que aqueles que vivem em áreas onde os fluxos de lava devem chegar dentro de 24 horas após a erupção, busquem o refúgio a pé para evitar engarrafamentos, embora possam usar veículos quando evacuarem voluntariamente antes da erupção.

O Monte Fuji teve sua última erupção em 1707. Na época, as erupções duraram 16 dias, deixando uma camada de cinzas vulcânicas de cerca de 4 centímetros segundo registros históricos.

Fonte / Foto: Kyodo

To Top