Japão

Petição para FACILITAR as rígidas regras de entrada

Uma petição online exigindo que o Japão relaxe as rígidas regras de entrada para evitar a propagação da variante Omicron do coronavírus, foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores na quinta-feira (6), com cerca de 12.000 assinaturas.

A petição dirigida ao chanceler Yoshimasa Hayashi afirma que os “excessivos” controles de fronteira afetaram aqueles que desejam ver suas famílias vivendo no exterior.

O Japão proibiu novas entradas de estrangeiros em todo o mundo desde o dia 30 de novembro, após relatórios crescentes sobre a variante altamente contagiosa. Até mesmo a entrada de cônjuges e filhos de japoneses ou residentes permanentes é negada, a menos que estejam em “circunstâncias especiais excepcionais”.

A campanha para coletar assinaturas para a petição foi lançada no início de dezembro por um grupo liderado pelo artista japonês Takashi Arai e Melek Ortabasi, professor associado da Simon Fraser University, no Canadá.

O governo japonês disse inicialmente que as regras de entrada mais rígidas estariam em vigor por cerca de um mês até o final do ano, mas depois decidiu estendê-las pelo menos até o início deste ano, enquanto o país se prepara para sua sexta onda de infecções por COVID-19 em meio à propagação da variante Omicron.

As medidas foram criticadas como discriminatórias pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu aos países que não imponham proibições gerais de viagens, dizendo que são ineficazes na prevenção da propagação do vírus e representam um pesado fardo para a vida das pessoas.

 

 

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: CORTESIA CHANGE.ORG JAPAN (KYODO) 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top