Japão

PESQUISADORES ESTRANGEIROS: Quarentena rigorosa em Hotel

Pesquisadores estrangeiros recebidos recentemente por uma instituição afiliada ao governo japonês estão tendo que seguir regras de quarentena mais rígidas da COVID-19 e foram “presos” em seus quartos de hotel desde sua chegada ao Japão, segundo informação divulgada nesta quarta-feira (3).

Mais de 50 pesquisadores de um programa da Fundação Japão não têm permissão para deixar seus quartos por até 15 dias após sua chegada, e guardas de segurança estão de vigia para pegar os infratores.

Os acadêmicos chegaram ao Japão em 28 de outubro e estão hospedados em um hotel próximo ao aeroporto de Narita.

A entrada foi aprovada como uma exceção, pois o Japão mantém restrições de viagens devido à pandemia. Mas o tratamento deles provocou uma reação de alguns pesquisadores participantes, que compararam isso a ser mantido em uma “prisão de luxo” ou  descreveram como um caso de “xenofobia”.

Em resposta à disseminação do novo coronavírus, o Japão impôs restrições às viagens, assim como outras nações fizeram.

Um funcionário da fundação reconheceu que era “uma pré-condição” definida pelas autoridades japonesas e precisava ser seguida para que o programa pudesse ser retomado.

O Japão estabeleceu um período de quarentena de 14 dias para aqueles que entrarem no Japão, independentemente da nacionalidade.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top