Dicas no Japão

Outros impostos

Conheça o imposto residencial, de circulação e o de carros

O Jyuminzei é  um imposto regional e pago para as prefeituras onde está registrado. Os valores cobrados variam e são calculados com base na renda da família do ano anterior no Japão. Recém-chegados não pagam no ano da chegada no país. O Jyuminzei é  cobrado de quatro a 12 parcelas, dependendo do valor a ser pago. O pagamento é feito mediante boleto bancário ou desconto na folha de pagamento, sendo o valor  dividido em 12 parcelas e debitado no salário mensal, de junho a maio do ano seguinte.

O Shouhizei é o imposto sobre consumo, ou seja, a taxa que você paga sobre transações como a compra de bens e produtos e pagamento de prestação de serviços. A alíquota é de 8% e 10%,dependendo do que você está comprando. Muitos locais, como supermercados, ainda exibem os preços dos produtos sem o imposto a ser cobrado na hora do pagamento. Isso se deve a recente história de criação do imposto (1989). É muito comum você receber notas fiscais com o valor sem imposto, o valor do imposto e o valor a ser pago.

O Jidoushazei é o imposto sobre carro. É cobrado como um imposto predial, pois o veículo é considerado uma propriedade, e também para a manutenção das estradas no país. Todos os proprietários de veículos motorizados, devidamente registrados (com placa), com duas ou mais rodas (motos, carros de passeio, caminhonetes e caminhões), devem pagar o imposto.

A taxa é anual e cobrada em uma única parcela emitida em abril de cada ano e enviada pelos governos das províncias no endereço do registro do veículo.

Entenda o Jyuminzei

Entenda o Shouhizei

Entenda o  Jidoushazei

To Top