covid-19

OSAKA: Medidas restritivas mais duras

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, pediu permissão ao governo central nesta quarta-feira (31) para endurecer as medidas restritivas com base em uma lei após aumento nas infecções por coronavírus.

O governador, que disse que a prefeitura já está com uma quarta onda de casos Covid-19 e solicitou que as medidas fossem implementadas por três semanas a partir de 5 de abril. 

O governo central provavelmente permitirá a implementação de medidas vinculativas em Osaka, conforme solicitado, de acordo com um alto funcionário do governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga.

Miyagi, Yamagata, Hyogo e Okinawa são outras prefeituras que o governo central também está considerando implementar medidas mais rígidas, com uma decisão a ser tomada após ouvir os governos locais.

O pedido de Osaka aconteceu durante uma reunião da força-tarefa do governo da prefeitura para enfrentar a pandemia do coronavírus no início do dia.

A ação ocorre no momento em que Osaka registrou 599 novos casos na quarta-feira, o quinto maior número de infecções na prefeitura, que está lutando contra um ressurgimento pós-estado de emergência.

Yoshimura disse que o número de infecções diárias provavelmente aumentará “bem acima” do pico anterior de 654 casos registrados em Osaka em 8 de janeiro, durante a terceira onda da pandemia.

As infecções diárias em Tokyo ultrapassou os 414 casos nesta quarta-feira.

Os números estão “aumentando rapidamente como nunca antes”, disse Mutsuko Fujii, que chefia o departamento de saúde e cuidados médicos do governo da província.

A taxa de ocupação de leitos hospitalares para pacientes com sintomas graves também está em alta, registrando 41,1% na quarta-feira.

As medidas  incluem a redução do horário de funcionamento dos restaurantes das atuais 21h às 20h, enquanto Yoshimura também deve solicitar aos restaurantes que instalem placas de acrílico como barreira e peça aos clientes que usem máscaras ao falar.

Suga disse que um painel se reunirá na quinta-feira para discutir a extensão da área e por quanto tempo as medidas mais duras, que incluem multas para empresas que não cumpram as restrições de horário de funcionamento, devem ser aplicadas.

 

Fonte: Kyodo
To Top