Japão

OSAKA: Apoio para mulheres preocupadas com empregos e renda

O Governo da Prefeitura de Osaka está fornecendo informações e aconselhamento gratuito para mulheres preocupadas com o impacto da pandemia do coronavírus em seus empregos e renda, em um espaço comunitário para mulheres.

O espaço da comunidade foi montado no Centro da Prefeitura de Osaka para a Juventude e Igualdade de Gênero, comumente conhecido como “Centro da Alvorada”, em Chuo Ward no dia 14 de julho, para que as mulheres que queiram fazer suas consultas. As conselheiras ouvem os visitantes e fornecem itens, incluindo roupas, produtos higiênicos e cosméticos, se necessário.

Uma pesquisa da prefeitura que foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2020, destacou o impacto desproporcional que a pandemia teve sobre as trabalhadoras, com mais mulheres do que homens dizendo que sua renda havia diminuído.

A prefeitura decidiu estabelecer um centro de consulta, aproveitando um sistema de subsídios estabelecido pelo Gabinete do Governo em março de 2021 para governos locais que apoiam mulheres sob pressão da pandemia em cooperação com entidades como organizações sem fins lucrativos.

Conselheiros licenciados, como profissionais de bem-estar de saúde mental, estão sempre de plantão no espaço da comunidade com tarefas que incluem fornecer informações de apoio e introduzir serviços de consulta mais especializados. Não é necessário fazer reserva.

Os fundos e os itens a serem fornecidos aos visitantes, como roupas e suprimentos diários, foram fornecidos por empresas e organizações que concordaram em cooperar na concepção do projeto.

Um representante da divisão de cooperação de residentes e igualdade de gênero do governo da província está convocando as pessoas a aproveitarem o serviço. “Queremos que os visitantes falem sobre vários tópicos e esclareçam seus problemas para seguirem para a próxima etapa e se alegrem com a hora que eles vão para casa”, disse o representante.

O espaço comunitário está aberto das 13h às 18h, de terça a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, o atendimento é feito das 10h às 18h. As consultas são gratuitas.

Para obter mais informações, entre em contato com o Dawn Center pelo telefone 06-6910-8500 (em japonês).

 

 

Fonte: Mainichi/Yuki Noguchi  
To Top