COVID-19: Recorde nos casos diários em todo o Japão
O total diário de casos de Covid-19 no Japão chegou a 9.000 pela primeira vez nesta quarta-feira (28), com um aumento nas infecções em Tokyo, pressionando o governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga a tomar medidas mais fortes.
A capital confirmou 3.177 casos de Covid-19, batendo um recorde pelo segundo dia consecutivo com a contagem nacional ultrapassando o recorde anterior de 7.958 estabelecido em 8 de janeiro.
O aumento de infecções ocorre quando a variante Delta do coronavírus que é altamente contagiosa, se espalha em Tokyo e regiões vizinhas.
Na quarta-feira a contagem diária para todo o país atingiu 9.583 casos e as províncias vizinhas da capital também registrando números recordes de 1.051 em Kanagawa, 870 em Saitama e Chiba com 577 infectados.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão estimou que a variante Delta é agora responsável por cerca de 70% das infecções na área metropolitana.
Os organizadores olímpicos se comprometeram a implementar ações contra a Covid-19 adequadas para jogos “seguros e protegidos”, e enfatizaram que o número de infecções entre atletas e outras pessoas associadas à extravagância esportiva é muito baixo.
O primeiro-ministro negou a possibilidade de cancelar as Olimpíadas, que começaram na sexta-feira sem espectadores em quase todas as sedes, e disse que “não há preocupação”, pois espera-se que as pessoas se movimentem menos.
Takaji Wakita, chefe do instituto nacional, que também lidera o painel consultivo de contramedidas da Covid-19 do Ministério da Saúde, alertou em uma entrevista na quarta-feira que “a propagação de infecções (nesta semana no país) é algo nunca antes visto. ”
Os governadores de Chiba, Kanagawa e Saitama – vão pedir ao governo central que suas províncias sejam incluídas no estado de emergência.
O governo “considerará prontamente tais pedidos e tomará uma decisão”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em uma entrevista na quarta-feira.
Yoshihide Suga também se reuniu com membros de seu Gabinete, incluindo o ministro da saúde, Norihisa Tamura, para discutir a situação atual.
Na sexta-feira, o governo convocará uma reunião para decidir sobre colocar as três prefeituras sob a situação de emergência, informou uma autoridade.
Sugerindo que não há muitas opções para o governo, um alto funcionário do gabinete do primeiro-ministro disse: “Usamos quase todos os cartões disponíveis até agora.”
Enquanto isso, o comitê organizador das Olimpíadas disse na quarta-feira que mais 16 pessoas ligadas aos jogos, nenhum deles atletas, tiveram resultado positivo para Covid-19, elevando o total desde o início deste mês para 169.
É a primeira vez em quatro dias que os organizadores não relatam nenhum caso positivo para Covid-19 de atletas olímpicos.