Japão

Omicron tem menos RISCO DE HOSPITALIZAÇÃO que Delta

Embora a variante Omicron do coronavírus tenha sido relatada como mais transmissível do que a variante delta, a África do Sul e o Reino Unido informaram a possibilidade de que os pacientes infectados tenham menos probabilidade de serem hospitalizados.

As infecções com a variante Omicron foram confirmadas em mais de 100 países e regiões, e as informações sobre os casos graves foram gradualmente reunidas.

Uma equipe do Imperial College London conduziu um estudo comparando cerca de 56.000 indivíduos infectados com a Omicron e 269.000 indivíduos infectados com a variante Delta.

O risco de necessidade de tratamento hospitalar para pacientes com a variante Omicron foi 15% a 25% menor do que para pacientes com a Delta, enquanto o risco de ser hospitalizado por uma noite ou mais devido a Omicron foi entre 40% e 45 % menor do que com sua contraparte.

Além disso, uma equipe da Universidade de Edimburgo analisou os dados de cerca de 5,4 milhões de indivíduos na Escócia e descobriu que há uma redução de dois terços nos riscos de hospitalização devido a infecções por Omicron em comparação com Delta.

Um estudo sul-africano relatou resultados semelhantes, com riscos de hospitalização para Omicron sendo 70% a 80% menores do que para a variante Delta e outras cepas de coronavírus. 

Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros órgãos relataram que a variante Omicron é mais transmissível e apresenta maiores riscos de reinfecção. Também suspeita-se que a Omicron reduz a eficácia das vacinas para prevenir infecções.

Em uma entrevista, Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, comentou: “É sabido que, quando as infecções por Omicron se tornam mais disseminadas, segue-se um rápido surto. Como também é possível que o sistema de saúde rapidamente vá ficar sob tensão e devemos nos preparar.”

 

Fonte: Mainichi/Naomi Hayashida     |     Foto: Cortesia do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão
To Top