Japão

OLIMPÍADAS: Tokyo contabiliza custo de US $ 15 bilhões

Tokyo acordou com um enorme projeto de lei e casos crescentes de coronavírus na segunda-feira (9), depois de realizar a Olimpíada em meados de uma pandemia que às vezes parecia impossível e teve uma recepção mista até o fim.

As autoridades olímpicas têm sido previsivelmente otimistas, dizendo que os Jogos ofereceram esperança e momentos edificantes, e ocorreram sem nenhum grande surto de coronavírus.

“Esses Jogos Olímpicos têm sido uma demonstração poderosa do poder unificador do esporte”, disse o chefe do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em sua coletiva de imprensa.

Mas vai demorar mais para o Japão contar com os Jogos que foram altamente controversos e se desenrolaram com a explosão de casos de vírus em Tokyo e em outros lugares.

O jornal Asahi Shimbun, que pediu o cancelamento apesar de ser um patrocinador dos Jogos, disse que o evento de quase US $ 15 bilhões foi uma “aposta” com a vida das pessoas.

“Essa aposta foi adiante, piorando a situação”, disse o jornal na segunda-feira.

Uma pesquisa conduzida pelo jornal nos últimos dois dias dos Jogos revelou que 56% dos japoneses apoiaram a realização do evento, com 32% contra. 

As Olimpíadas de Tokyo foram diferentes de qualquer outra, começando com o adiamento histórico no ano passado que alterou anos de planejamento para os atletas.

As restrições nos próprios Jogos significaram máscaras para todos, não torceram por ninguém e os fãs foram banidos de quase todos os locais pela primeira vez.

Apesar de tudo, quando os Jogos começaram, havia sinais de que o público japonês poderia estar mudando de opinião.

Milhares de pessoas foram ao Estádio Olímpico para ver os fogos de artifício da cerimônia de abertura e para tirar uma foto em frente aos anéis olímpicos.

Quando o evento começou, as pessoas desafiaram os pedidos para ficar longe dos locais realizados em vias públicas e compraram mercadorias olímpicas em lojas por todo o Japão.

“Se você ver esses atletas correndo na sua frente, não pode deixar de torcer por eles”, disse Hirochika Tadeda à AFP ao longo do percurso do triatlo, que passou em frente de sua casa.

Homenagens aos atletas foram o tema principal dos editoriais no Japão na segunda-feira, com o Yomiuri Shimbun oferecendo “muitos elogios às competições nas quais eles dedicaram todos os seus esforços”.

Havia preocupações sobre o que a pandemia e o adiamento significariam para o esporte nos Jogos.

Mas, apesar de algumas decepções de alto nível, as performances permaneceram impressionantes, com recordes mundiais quebrados e a introdução bem-sucedida de vários novos esportes, incluindo skate e surfe.

O coronavírus lançou uma longa sombra sobre os Jogos desde o início, e os sonhos olímpicos de vários atletas foram destruídos pelos resultados de um teste de PCR.

A maioria, entretanto, estava feliz com o fato de os Jogos terem acontecido.

“No meio da pandemia, eles realizaram com sucesso uma Olimpíada incrível. Sempre nos cumprimentando com um sorriso e muita gentileza. Obrigado”, escreveu a jogadora de futebol australiana Alanna Kennedy no Twitter.

“Os Jogos foram realizados nas circunstâncias mais desafiadoras que se possa imaginar e os organizadores se destacaram”, acrescentou Hugh Robertson, presidente da Associação Olímpica Britânica.

As Olimpíadas também foram um triunfo para o esporte japonês, com um recorde de 27 medalhas de ouro em tudo, do beisebol ao skate.

As autoridades olímpicas japonesas disseram que sentiram que a corrida do ouro gerou apoio público aos Jogos, apontando para as famílias que levaram as crianças aos locais para torcer do lado de fora ou penduraram bandeiras em suas janelas.

Mas, por trás dos aplausos, existe uma sensação de crise em torno do aumento acentuado de casos de vírus durante os Jogos.

Tokyo e muitas outras partes do país estão sob o estado de emergência do vírus, e apenas cerca de um terço do país está totalmente vacinado com a variante Delta se espalhando com infecções crescentes.

A questão pode pesar no futuro político do primeiro-ministro Yoshihide Suga, que enfrenta uma corrida pela liderança e, em seguida, uma eleição geral em outubro.

Para alguns, porém, os destaques esportivos eliminaram as preocupações sobre a pandemia.

“É verdade que eu estava um pouco preocupada”, disse a estudante universitária Reita Goto, de 21 anos, à AFP. “Mas no final as Olimpíadas iluminaram não apenas o Japão, mas também o mundo.”

 

 

Fonte: AFP via Japan Today   |   Foto: AFP
To Top