Internacional

Ogivas nucleares estimadas em 13.130 unidades

O número de ogivas nucleares em todo o mundo foi estimado em 13.130 em junho, queda de 280 em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com um centro de pesquisa da Universidade de Nagasaki.

O número reduzido não sugere uma desaceleração da corrida armamentista nuclear, já que o número de ogivas nos estoques militares não diminuiu nos nove estados nucleares, disse o Centro de Pesquisa para Abolição de Armas Nucleares da universidade.

“A corrida armamentista nuclear está reinando entre os Estados Unidos e a Rússia, à medida que as tensões e conflitos triplos, incluindo a China, continuam”, disse o centro da cidade de Nagasaki, que foi bombardeada por bombas atômicas, na pesquisa.

Dos nove estados com armas nucleares, a Rússia possuía o maior número de ogivas nucleares com 6.260, seguida pelos Estados Unidos 5.550, China 350, França 290, Grã-Bretanha 225, Paquistão 165, Índia 160, Israel  90, e a Coreia do Norte com 40, de acordo com o centro de pesquisa.

China e Grã-Bretanha aumentaram suas ogivas nucleares em 30 cada em relação ao ano anterior, enquanto Paquistão, Índia e Coréia do Norte adicionaram cerca de 5 a 10 cada.

Em fevereiro, os Estados Unidos e a Rússia prorrogaram o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 2010 para limitar seus arsenais nucleares por cinco anos. O acordo veio depois que a administração anterior do presidente Donald Trump dos EUA retirou o país do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um pacto de 1987 com a Rússia.

Fonte: Kyodo
To Top