Japão

IENE FRACO: Nova ameaça para o Japão

Um iene fraco normalmente serve como uma bênção para a economia japonesa voltada para as exportações. Mas, quando combinado com a alta dos preços do petróleo e das matérias-primas, deixa a economia enfrentando um golpe duplo que deve impedir a recuperação econômica da pandemia.

O enfraquecimento do iene aumenta os preços de produtos importados, como o petróleo, colocando o Japão em sério risco em um momento em que o país, com poucos recursos, viu os preços de importação subirem pelo ritmo mais rápido em quatro décadas no mês passado.

A moeda japonesa caiu quase ¥4 em relação ao dólar desde o início de outubro, quando Fumio Kishida se tornou o novo primeiro-ministro do Japão com a promessa de garantir o crescimento e a redistribuição.

Com os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate de referência chegando a US $ 83 por barril, o maior em sete anos, o dólar subiu para mais perto de ¥115, um nível que atingiu pela última vez em 2017 durante o período da “Abenomics”.

Os níveis atuais podem ser uma boa notícia para exportadores e empresas que fazem negócios no exterior ou têm subsidiárias porque um iene mais fraco fortalece a competitividade de preços dos produtos feitos no Japão no exterior e aumenta os lucros obtidos no exterior quando convertidos de volta para a moeda japonesa.

Mas é uma história diferente para as empresas que dependem de importações, como ingredientes alimentícios e produtos petroquímicos, ou que lidam com produtos de consumo, já que um enfraquecimento do iene acentua altos custos.

Os consumidores podem começar a sentir o aperto nos próximos meses. Os preços da gasolina estão agora no pico de sete anos e os preços de alguns itens alimentícios importados, como farinha e carne bovina, estão subindo.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top