Japão

Novos AUMENTOS de preços

Os aumentos de preços impulsionados pela escassez de oferta devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, estão se espalhando além do petróleo bruto para têxteis e alimentos.

As empresas não esperavam uma desvalorização superior a ¥ 20 em relação ao dólar nos primeiros seis meses do ano, de acordo com a pesquisa trimestral, divulgada pela Tankan para os três meses até junho.

Os quatro principais fabricantes de cerveja – Asahi, Kirin, Sapporo e Suntory vão aumentar os preços no atacado de seus principais produtos em outubro.

A pesquisa Tankan indicou a possibilidade de novos aumentos nos preços de necessidades diárias e outros produtos.

Nos próximos 12 meses, as empresas esperam que os preços ao consumidor subam 2,4%, o maior valor registrado desde o início da pesquisa em 2014.

As empresas tendem a aumentar os preços por não conseguirem absorver os aumentos de custos.

A Yamazaki elevou os preços do pão Royal Bread e pães doces, após os aumentos de preços em janeiro.

A Prima Meat também aumentou os preços em até 20% de seu presunto e linguiça no varejo entre outros produtos, após outro aumento em fevereiro.

Alimentos enlatados e produtos de confeitaria também devem ser reajustados, e os ovos que são considerados com preços estáveis, também devem ficar mais caros.

A JA.Z-Tamago, maior atacadista do país anunciou que aumentaria o preço de alguns ovos devido ao aumento do custo da ração de frango.

A Teikoku Databank estima que os aumentos de preços serão observados para cerca de 15.000 produtos alimentícios até o final de 2022.

FONTE: JAPAN NEWS    
To Top