Internacional

Novo passaporte brasileiro: mais seguro

O governo brasileiro está lançando um novo modelo de passaporte, que começará a ser entregue esta semana pela Polícia Federal (PF). Este documento de identificação para os viajantes brasileiros é produzido em parceria com a Casa da Moeda e inclui aprimoramentos significativos em termos de segurança, tornando-o mais autêntico e difícil de ser falsificado.

Entre as melhorias de segurança, destacam-se tecnologias avançadas de impressão, marca d’água, elementos holográficos, um fio de segurança, um chip eletrônico, uma foto com um elemento codificado alfanumérico e outras medidas para combater a falsificação.

A PF informa que os solicitantes que compareceram aos postos da Polícia Federal desde a última sexta-feira (29) já estão recebendo o novo modelo de passaporte. Além disso, não haverá alteração no valor da taxa de emissão do passaporte.

A PF destacou que “o novo passaporte de viagem busca se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo”, sendo um documento temático que homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

A nova versão do passaporte brasileiro recebeu o reconhecimento da High Security Printing como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”, destacando a sua “notável e sofisticada técnica do documento de viagem, promovendo o que há de melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental”.

Os consulados e representações brasileiras no exterior começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024. Aqueles que ainda têm passaportes válidos, com um prazo de validade de dez anos, só precisarão renová-los após o vencimento.

 

Fonte: Agência Brasil / Imagem: Polícia Federal/Divulgação
To Top